Flamengo garantiu uma importante vitória na noite da última terça-feira (4) ao bater a LDU , no Equador, por 3 a 2. Após abrir 2 a 0, o Rubro-Negro sofreu o empate, mas garantiu o triunfo em uma das grandes especialidades de Gabriel Barbosa: cobranças de pênalti.

O centroavante bateu com tranquilidade para dar a vitória e a liderança isolada da chave na Libertadores. Apesar de ser um dos grandes cobradores de pênalti no Brasil, Gabigol tem outros três nomes em ação no futebol brasileiro que são fortes concorrentes e são ainda melhores na marca da cal.

De acordo com o portal GE , Gabriel Barbosa cobrou 20 pênaltis desde 2019 e é o quarto colocado do ranking. Fabio Santos, com 15 penalidades corretas e nenhuma desperdiçada é o líder. Raphael Veiga (10) e Marinho (8), ambos convertendo todas, vêm logo atrás do lateral-esquerdo do Corinthians.

Desde 2019, Gabriel Barbosa desperdiçou apenas uma penalidade. Aconteceu na 2ª rodada da Taça Rio de 2020 quando a bola explodiu no travessão de Gatito Fernández, em clássico contra o Botafogo. Com o gol marcado na última terça, o atacante igualou Zico com os mesmos 16 gols do craque em Libertadores.

No jogo contra a LDU, os dois gols de Gabriel o fizeram se igualar a Zico como maior artilheiro do Flamengo na Libertadores com 16 gols marcados. Na carreira, o camisa 9 tem 17, já que marcou uma vez pelo Santos.